06/01/2020 - Secretária Júlia Sant’Anna destaca avanços na Educação em MG



Na sexta-feira (13/12), a secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, apresentou para a imprensa o balanço das principais ações realizadas ao longo de 2019. A busca ativa, criação do programa de reforço escolar, ampliação das vagas do ensino médio integral e investimento em infraestrutura foram algumas das iniciativas pontuadas pela secretária.

“Anunciamos um programa importantíssimo de ensino integral para o ensino médio, em que vamos fazer a formação do jovem para o mundo do trabalho. Melhoramos as metodologias pedagógicas e criamos um programa de reforço escolar que atendeu 114 mil alunos, a partir de um diagnóstico preciso. A despeito de toda dificuldade financeira, conseguimos sentar, conversar, transformar e inovar”, declarou.

Outra medida de destaque, neste ano, foi o lançamento do Programa Gestão pela Aprendizagem que pretende recolocar Minas Gerais em destaque em relação à qualidade do ensino da rede. Para isso, estão em foco o combate à evasão escolar, redução das desigualdades regionais no ambiente escolar e a elevação dos indicadores.

O programa começou com o ensino médio e já foi ampliado para o ensino fundamental. No primeiro momento, 1.296 escolas do ensino médio regular, que atendem mais de 500 mil alunos, estavam no programa. Desde outubro, outras 256 escolas, desta vez de ensino fundamental, também passaram a fazer parte da iniciativa, beneficiando cerca de 100 mil estudantes e mais 9,5 mil profissionais da educação.

Além disso, a SEE realizou uma busca ativa de alunos que estavam infrequentes. Estudantes que estavam com a frequência deficitária foram alvo de uma ação de incentivo à retomada regular da vida estudantil, que resultou no retorno de 15 mil para as salas de aula. Para auxiliar quem precisava recuperar as notas também foi implementado, ainda, o Programa de Reforço Escolar para Fortalecimento da Aprendizagem. Nesse programa, foram oferecidas cerca de 114 mil vagas, distribuídas em 6 mil turmas em mais de 1.600 escolas.

Ensino Integral

Para o próximo ano, a educação integral para o ensino médio será ampliada com a criação de 16 mil novas vagas nesta modalidade de ensino, com atendimento em mais 204 escolas. Assim, a rede estadual contará com 28 mil alunos no ensino médio integral, ofertados em 281 unidades de ensino. Deste total, 44 escolas ofertarão a educação em ensino médio integrado à educação profissional. Pela primeira vez, a disponibilização dos cursos foi determinada pela demanda de empregabilidade regional.

Em outras 167 escolas estaduais que iniciarão a oferta da educação integral, o protagonismo juvenil e a elaboração do projeto de vida nortearão as ações. Nesse outro modelo de Ensino Médio Integral, além do aprofundamento acadêmico, o principal objetivo é dar ao estudante os instrumentos para que que ele possa pensar, planejar e se preparar para o futuro. Nessas instituições, os jovens serão estimulados a encontrar qual é sua vocação para os próximos passos ao finalizar a educação básica.

O Ensino Fundamental Integral também foi contemplado com a ampliação no segundo semestre e chegou ao fim do ano com mais 34 mil vagas dentro do modelo exigido pela BNCC, além das 30 mil vagas ofertadas no primeiro semestre.

“O compromisso com a educação integral está mantido para o próximo ano. Vamos melhorar a metodologia e trazer um programa inovador de outros estados que já implantaram a iniciativa para o ensino médio. Vamos ver, em breve, uma grande transformação do nosso ensino médio, gerando melhor qualidade no ensino e maior empregabilidade”, afirmou Julia Sant’Anna.

Valorização profissional

Dentro da política de valorização profissional, a SEE/MG já nomeou, neste ano, mais de 2.900 servidores para atuarem na rede estadual. Essas nomeações fazem parte do plano de, até julho de 2020, nomear oito mil novos servidores.

A Secretaria anunciou, ainda, o retorno do pagamento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) para mais de nove mil cargos de servidores. A concessão do benefício estava paralisada pelo governo anterior. O Adveb é pago mensalmente e corresponde a 5% do vencimento básico do servidor, a cada cinco anos de efetivo exercício.

Novidades

Outras novidades importantes começaram a ser implementadas na rede estadual. A primeira delas é o processo de matrícula. A partir deste ano, o procedimento passou a ser presencial para quem deseja renovar e permanecer na mesma escola e online para quem deseja mudar de unidade de ensino ou ingressar no estado vindo da rede municipal, federal ou particular.

Outra medida importante que está sendo adotada é a implementação do Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino infantil e fundamental a partir de 2020. O documento, elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras. Além disso, a Secretaria está realizando um movimento muito importante de elaboração do Currículo Referência para o Ensino Médio, que atualmente está em fase de elaboração e que será encaminhada para validação e normatização no Conselho Estadual de Educação (CEE).